11 abril 2020

TEPO DE QUARENTENA - LIONS


Isabel Cristina Carvalho
Presidente do Lions Clube de Coimbra
AL 2019/2020

Estimados(as) Companheiros(as),

Espero que se encontrem bem e de saúde.

É com uma enorme satisfação que partilho convosco a notícia que nos acaba de chegar. Fomos contemplados pela LCIF com um subsídio de USD 100.000, para apoio a ações dos Lions do Distrito Múltiplo 115 de combate à pandemia COVID 19.
Um processo que contou com o empenho pessoal do Área Líder da LCIF PCC Carvalho Lopes e do Coordenador do Distrito Múltiplo 115, PDG Paulo Rodrigues, bem como dos coordenadores distritais do Centro Norte Filipe Oliveira e do Centro Sul José Manuel Russo.  

Mais pormenores serão divulgados oportunamente.

Cordiais Saudações Lionísticas
CC Isabel Moreira 
-------------------------------------------------

Estimada Companheira Isabel Moreira
Presidente do CNG

Muito apraz ao Clube de Coimbra a notícia da concessão pela LCIF de subsídio para apoio a acções de combate à actual pandemia.

Na verdade, o Clube de Coimbra está profundamente envolvido nessas acções, seja pela oferta de tablets ao IPO, a fim de permitir aos doentes o contacto por vídeo-chamada com as famílias e amigos, seja pela oferta de refeições a IPSS e Associações que as distribuem a um número crescente de pessoas carenciadas.

Estas acções, em curso por tempo indeterminado, e seguramente enquanto durar a emergência social, têm significado um considerável esforço financeiro para o Clube, apenas se tornando possíveis pelos donativos de Companheiros.

Contudo, esta solução de financiamento não é inesgotável,  sendo que as necessidades a acorrer crescem diariamente, como é  sabido.

Neste contexto, gostaria de formalizar a candidatura do Clube de Coimbra ao descrito subsídio, pela atribuição de verba julgado adequada.

Saudações Lionísticas
Estimada Companheira Isabel Cristina Carvalho,
Presidente do Lions Clube de Coimbra
-------------------------------------------

Estimada Companheira Isabel Cristina Carvalho,
Presidente do Lions Clube de Coimbra
Estamos prestes a iniciar uma videoconferência para discutir a aplicação da verba. Lembro, no entanto, que o apoio se destina muito concretamente a ações de combate à Covid-19, traduzindo-se na entrega de equipamentos às unidades de saúde. 
Falarei pessoalmente com a Companheira sobre este assunto, mas seria interessante ir pensando em arranjar um documento oficial dos responsáveis do hospital de Coimbra com uma relação das suas necessidades. 
Espero que todos se encontrem bem e de saúde.
Cordiais saudações Lionisticas e até breve
CC Isabel Moreira
----------------------------------------

Cara Companheira Isabel Moreira 

Acabo de ler a sua resposta á candidatura apresentada pelo Clube de Coimbra, que me deixa siderado. 

Primeiro, porque no entusiasmado e auto laudatório mail em que comunica a benesse nada supõe uma tal restrição. 

Segundo, porque o equipamento do SNS é tarefa do Estado e das instituiçoes públicas de saúde, que dispõem, deveriam dispor, ou deveriam fazer o mínimo para dispor, de orçamentos para tal. 

Terceiro, porque, na minha particular leitura do enquadramento das actividades ditas de serviço do Clube, não é função do Clube financiar o Estado e entidades públicas, mas antes acorrer e acudir  a  situações reais e concretas de carência e de aflição de pessoas de carne e osso. 

É o que o Clube tem feito, pagando refeições a quem delas precisa e fornecendo tablets a doentes isolados dos entes queridos. 

Quarto, porque o Clube tem feito tudo isto descapitalizado das escandalosas verbas que envia ao DM, ao D115 CS e ao Lions Internacional - 3 000€,só este ano, que bem falta fazem para quem realmente necessita.

Compreendo que dar com fanfarra e pompa umas luvas, umas viseiras, umas máscaras seja mais lionisticamente mediático que, discreta e anonimamente, saciar a fome a quem a tem. 

Mas, talvez por força do período Pascal que atravessamos, não posso calar a minha indignação. 

Começou V. Exa o seu consulado negando a este Clube apoio para tratamento médico de uma criança doente alegando razões do mesmo jaez. 

Falta de coerência é algo de que não a posso acusar. 

Votos de uma Páscoa realmente Santa do

Manuel Castelo Branco
 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Estimado Companheiro Manuel Castelo Branco, 

Acabei agora uma reunião de várias horas com vista a encontrar a forma mais justa de distribuir a verba e ajudar o país. Foi essa a motivação desta candidatura. E como qualquer candidatura que é aberta tem critérios, no caso em apreço definidos exclusivamente por Lions Internacional. 
Lions internacional criou um subsídio específico para responder à situação extraordinária que vivemos. Nós decidimos avançar com a candidatura e fomos contemplados e isso deve ser motivo de regozijo. 
Haverá muitas outras necessidades e os Lions vão ter um papel como se calhar nunca antes tiveram, mas nós entendemos agarrar esta oportunidade de reforçar a resposta nacional a esta calamidade e o nosso SNS. Chegam-nos diariamente pedidos de hospitais que se queixam de falta de equipamentos. 
Sinto-me muito feliz por podermos ajudar esses hospitais. 
Entendo e respeito que tenha outro entendimento. Mas esta candidatura não pode dar outras respostas que não sejam estas. 
Deixe-me elogiar, por fim, a sua capacidade de discorrer sobre as duas ou três linhas que escrevi em jeito de confirmação do mail da Presidente, sem sequer conhecer o objeto da candidatura que fizemos. 

Votos de boa Páscoa, pedindo desculpa antecipadamente por algumas gralhas que este mail possa conter, escrito apressadamente por telemóvel... 

Isabel Moreira

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

É minha obrigação dizer-lhe que comungo a sua tomada de posição. Tenho pena que até nos clubes de serviço haja hoje o desejo de aparecer na fotografia. O Lions Clube de Coimbra deve sempre pensar e agir de acordo com os nossos desinteressados ideais lionisticos. Aceite que subscreva o seu texto objectivo e que é expressão de um sentimento que, infelizmente é por muitos desconhecido.
Sinceras saudações Lionisticas 
Braga da Cruz

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Era o que mais faltava, os LIONS a sustentar o Estado!
Que vergonha!
Saudações lionísticas do
José Pedro Figueiredo

09 abril 2020

TEMPO DE QUARENTENA


Por favor ajudem-me a entender.
Então CASCAIS manda vir aviões carregados de material médico...Certo (ou errado...)...
O governo não consegue que cheguem as encomendas que fez..(?) Certo (ou errado...)
PERGUNTO: então no meu País cada câmara "governa" à sua maneira ?
Sendo assim pergunto;
porque é que COIMBRA e outras cidades não fizeram encomendas directamente ultrapassando assim a necessidade de estar à espera sem saber quando as suas necessidades em material médico serão satisfeitas...?
Alias deve ser prática fácil pois CASCAIS já recebeu, pelas notícias divulgadas, pelo menos mais um avião com material destinado a combater esta epidemia...
Fico com a ideia que vivemos num OUTRO país...
Se estou errado, naturalmente por ignorância, peço desculpa.
Por favor ajudem-me a entender...

07 abril 2020

TEMPO DE QUARENTENA


NOTAS

O primeiro alerta sério surge para mim quando todos os amigos foram unanimes em adiar para data oportuna o almoço de Lampreia marcado para casa do Nélito para o dia 11 de Março ( o melhor arroz de lampreia da Península Ibérica). E a malta da LOJA DAS KUARTAS não é muito de dar negas a um bom petisco…
Tendo um compromisso inadiável no dia seguinte fui com o Rui Almeida efectuar a gravação de dois programas rádio ao Clube da Comunicação Social de Coimbra. No final não teve lugar a merenda habitual com a companhia do Victor Ramos. Regressámos a casa iniciando o doloroso período de QUARENTENA.
Não tínhamos a noção de quanto tempo iria dura esta “clausura”…Por ordem da minha filha Paula mudo para FOZ DE AROUCE com “armas e bagagens” no dia 18de Março. Compreensível. 
A sua preocupação era permanente pois tinha que profissionalmente contactar diariamente com possíveis infectados. Compreendo e agradeço a preocupação tida pois sabia que a minha “leucemia” não gosta de “invasores”…
A rotina imposta até se torna diferente em Foz de Arouce pois tendo um espaço exterior maior e diferente pode ter, com bom tempo, uma movimentação  que no Verão é mais do que suficiente para ocupar o tempo… A diferença é quando na nossa cabeça entra a “proibição de sair”… Não tendo necessidade de o fazer esta “ordem”, justificadíssima, induz níveis de stress altíssimos pois tudo “o que é proibido é desejado” ditado popular que se ajusta perfeitamente.
A Internet e o Facebook têm sido uma forma de “matar” o tempo. Escrevendo por vezes alguns “disparates” mas que espelham o que penso.
Vou transcrever alguns desses “disparates”:
Ideais "loucas":em QUARENTENA
- A"desinfecção" das ruas não poderia ser feita com produtos apropriados por helicópteros ou aviões a exemplo dos incêndios abrangendo rapidamente zonas muito maiores ?
- A "origem" do vírus ainda não foi identificada ? Ao ler e ver imagens da guerra química que tem tido lugar em países árabes mas, julgo, com origem Russa ou Americana (?) fico a pensar se não estaremos a ser atingidos por resíduos "fugidíos" !!!
- Chegam de todo o mundo noticias de avançadas investigações sobre o maldito cronovirus e possivelmente, em prazo muito curto,a divulgação e aplicação de algumas "curas"...Têm conhecimento de alguma investigação com assinatura portuguesa? Tendo tantos e bons investigadores estou espantado ...
- Pergunto porque é que os nomes e moradas das pessoas que entram em Portugal não são de imediato encaminhados para as respectivas juntas de freguesia para que seja verificado o cumprimento das impostas"quarentenas"...Está à distância de um CLICK...As novas tecnologias só são úteis quando convém ???
DE LOUCO TODOS TEMOS UM POUCO

Qual a Comunicação entre as autoridades fronteiriças e os locais para onde se dirigem? Não vi nenhuma instrução nesse sentido nas reportagens em directo. Julgo ser o mínimo exigível e muito simples tecnicamente... Pensamos muito lentamente... É sempre... AMANHÃ…

A partir de 2a feira passa a ser obrigatório um período de Quarentena. Pergunto? Porquê 2a feira e não ONTEM??? NÃO QUERER "PEGAR O TOIRO PELOS CORNOS" é ao que estamos habituados... Falta de LIDERANÇA... É não se escondam atrás da "democracia"... É o que temos...

Fiz uma publicação sobre o silêncio dos investigadores portugueses face ao CORONO vírus... Sei que ninguém o terá lido... Mas ao ter ouvido que a investigação portuguesa está com trabalhos adiantados sobre este horrível e inesperado "inimigo" tenho obrigação de elogiar e agradecer a quem, pro-bono, se colocou ao serviço de TODOS. OBRIGADO

O CLUBE DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DE COIMBRA de acordo com as directivas de prevenção pandémica informa que suspende, até informação em contrário, todas as gravações, reuniões e todas as outras actividades associativas programadas. Aproveitamos para manifestar a nossa solidariedade a TODOS os que de forma tão inesperada perderam os seus entes queridos, desejando que com as medidas tomadas está calamidade seja rapidamente sustida.

Muito bem Dr. RUI RIO. Uma atitude difícil mas que dá conta plena da sua forma de estar e actuar. Desejo que continue a afirmar-se sem falsas, hipócritas e oportunistas atitudes de que estamos fartos. Gostei e expresso-o sem medos que democraticamente não entendo...

Quando é que os realizadores das TVs mudam o cenário CORONO? BASTA... E não é nada apelativo