06 abril 2016

ESCLARECER SIM...

ESCLARECER SIM…
Ora comecemos pelo futebol.
Semanalmente os primeiros,  como são humanos, ainda que sendo profissionais ( o ganhar mais não trouxe mais imparcialidade e mais competência ) são os senhores do apito que por falta de saber ou “tendências extra” dão origem a reações incontidas da irracionalidade dos adeptos que não gostam de futebol mas sim de amealhar os três pontos em disputa sem dar conta das leis que regem a modalidade fixados que estão na cor das camisolas da sua simpatia.
E esta manifestação irracional projecta-se nos “comentadores” que pós-jogo desinformam a opinião pública através da acérrima defesa das suas cores sem ter em conta a verdade da modalidade. Mais. Esta “doença” transmite-se dos “tiffosi” travestidos em comentadores aos “comentadores profissionais” que têm muita dificuldade em despir a camisola do clube da sua simpatia… E já lá vai o tempo em que quando questionados todos assumiam ser adeptos ferrenhos do simpático “cascalheira” De tal forma que os menos informados já se conformaram com a existência de somente três clubes a disputar os campeonatos nacionais de futebol. As outras modalidades simplesmente não existem…
Mas a moda pegou. E agora a modalidade dá pelo nome de “política”. É ver os “comentadores” não a cumprir a função para que são pagos: informar e esclarecer.
Cada um a olhar para o seu umbigo confundem ainda mais o já  mal informado “Zé Povinho”. Explicam tudo segundo as suas tendências e “interesses” sem prestar o serviço público de ajudar à compreensão de assuntos de conteúdo, por vezes demasiado hermético, para os menos informados e sem que tenham sequer em conta a interpretação legislativa correcta e independente.
Surpreende-me que as estações televisivas, sobretudo estas, troquem a sua obrigação de serviço público por um duvidoso acréscimo de audiências.
Defendemos naturalmente o profissionalismo.
Mas um profissionalismo que cumpra as regras fundamentais e não que possa colocar sistematicamente em dúvida, por uma actuação que nos deixa cheios de dúvidas e mais interrogações, a sua credibilidade…

ESCLARECER SIM… CONFUNDIR NÃO…       

Sem comentários: