25 agosto 2017

A PRAGA DOS INCÊNDIOS


Não entendo. Questiono somente porque tenho o direito cívico de o fazer.
Assim:
1 - Em Portugal os “chefes” mandam os soldados para tomar conta da floresta ardida. Sem qualquer formação também não é lógico que façam mais. Os nossos vizinhos Espanhóis mandaram para Portugal forças para ataque a incêndios que pertencem ao exército. Uma unidade especial e que é sempre a primeira a avançar em casos “graves” porque têm formação específica.
Porque esperamos para dar formação especifica a um “grupo alargado” de soldados que assim podem servir a Pátria… ? Capelinhas… ???
2 – Que é feita dos helicópteros transformados em Monte-Real para serem utilizados nos incêndios ? Afinal as demonstrações que vimos, com honras televisivas, eram só “teatro” ? Não sendo expliquem porque não são utilizados…? Pois claro que é preciso formar os pilotos para este fim específico… Mas… esperamos pela próxima chegada dos incêndios ?
3 – Porque não são utilizadas as ambulâncias das forças armadas (PSP, GNR, Exército, Marinha, Aviação, quantas serão…?) para casos como este onde escasseiam meios e onde a falta de ambulâncias se faz sentir no trabalho normal dos centros de saúde e no transporte de muitos casos urgentes (foi patente nesta última “guerra” de incêndios) ? As “capelinhas” no seu melhor…
4 – Está provado que um “canhão de água” vale por algumas dezenas de voluntariosos bombeiros de mangueira em punho. Viu-se nas imagens da televisão quando um canhão foi utilizado. Pergunto: porque não são utilizados em casos como este (catástrofe) os canhões de agua que as forças policiais utilizam para dispersas manifestações ?
E fico por aqui.
Não passa de uma opinião que se insere num sentir de mágoa profunda e de grande solidariedade com os que tanto sofreram sem qualquer possibilidade de defesa perante um inimigo devastador e implacável.
Pensemos hoje no amanhã mesmo sem “comissões” que normalmente servem não para olear mas para emperrar a máquina da verdade…

Sem comentários: